ESCOLA COGNITIVA
Animal Metafórico: Coruja
Animal Metafórico: Coruja
DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS
Fontes: Simon, 1947, 1957, March e Simon, 1958.
Disciplina-Base: Psicologia (Cognitiva).
Defensores: Apóstolos de sistema de informação, puristas filosóficos, pessoas com inclinação psicológica, pessimistas numa ala, otimistas na outra.
Mensagem Pretendida: Enquadrar
Mensagem Recebida: Preocupar-se ou imaginas (ser incapaz de enfrentar em qualquer caso).
Homilias: "Verei Quando acreditar".
Palavras-Chaves: Mapa. Quadro, conceito, esquema, percepção, interpretação, racionalidade, estilo.
DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA
Estratégia: Perspectiva mental (conceito individual).
Processo Básico: Mental, emergente (dominante ou forçado) (descritivo).
Mudança: Infreqüente (enfrenta resistência ou construída mentalmente).
Agente(s) Central (is): Mente.
Organização: Incidental.
Liderança: Fonte de cognição, passiva ou criativa.
Ambiente: Esmagador ou construído.
DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS
Situação (melhor adequação ambiental): Incompreensível.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Qualquer uma.
Estágio (mais provável): Concepção original, reconcepção, inércia.
Essa escola estuda as estratégias que se desenvolvem nas mentes das pessoas, assim conseguindo mapear os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. É uma pesquisa para identificar como a mente human processa a informação.
ResponderExcluirEntendimento e esforço intelectual que a mente proporciona a exploração da cognição que possibilita criar uma estrutura mental para organizar o conhecimento.
ResponderExcluirBaseada no espírito empreendedor, porem buscando ferramentas da psicologia cognitiva para penetrar na mente do estrategista.