Paginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Escola do Aprendizado

ESCOLA DO APRENDIZADO
Animal Metafórico: Macaco


DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS

Fontes: Lindblom, 1959, 1968; Cyert e March 1963; Weick, 1969; Quinn, 1980; Prahalad e Hamel, inicio dos anos 90.
Disciplina-Base: Nenhuma (talvez ligações periféricas com a teoria do aprendizado em psicologia e educação), teoria do caos da matemática.
Defensores: Pessoas inclinadas para experimentação, ambigüidade, adaptabilidade, em especial no Japão e Escandinávia
Mensagem Pretendida: Aprender
Mensagem Recebida: Jogar (em vez de seguir).
Homilias: "Se na primeira vez não conseguir, tente de novo".
Palavras-Chaves: Incrementalismo, estratégia, fazer sentido, espírito empreendedor, aventura, defensor, competência essencial.


DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA

Estratégia: Padrões, única.
Processo Básico: Emergente, informal, confuso (descritivo).
Mudança: Continua, incremental ou pouco a pouco, com critérios quânticos ocasionais.
Agente(s) Central (is): Aprendizes (quem puder).
Organização: Eclética, flexível.
Liderança: Sensível a aprendizado (próprio e dos outros).
Ambiente: Elaborado, imprevisível.


DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS

Situação (melhor adequação ambiental): Complexa, dinâmica (e assim imprevisível), nova.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Adhocracia, também profissional (descentralizada).
Estágio (mais provável): Evolução, em especial mudança sem precedente.

3 comentários:

  1. Essa estrategia é a Escola de aprendizado por entender a estratégia como um processo emergente que se tem inicio em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente.

    ResponderExcluir
  2. Moderníssima e super conceitual para os padrões de marketing, publicidade, propaganda e comércio. No mundo globalizado, a inovação se faz necessária. Tentar é ter a coragem de se mostrar.

    ResponderExcluir
  3. Ambiente complicado, necessitando um aprendizado contínuo dando valor para as pessoas com capacidade de aprender.
    O ambiente de trabalho for estimulante, maior possibilidade de desenvolvimento do indivíduo em todos os níveis hierarquicos e intelectual.
    Portanto a empresa que tiver essa linha de pensamento, mais competitiva estará no mercado.

    ResponderExcluir