Paginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Escola do Posicionamento

ESCOLA DO POSICIONAMENTO
Animal Metafórico: Búfalo


DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS

Fontes: Obra de Purdue (Schendel, Hatten), meados dos anos 70; depois Porter, 1980 e 1985.
Disciplina-Base: Economia (organização industrial, história militar.
Defensores: Como na escola de planejamento, em especial assessores analíticos, butiques de consultoria e autores militares; em particular na América.
Mensagem Pretendida: Analisar
Mensagem Recebida: Calcular (em vez de criar ou comprometer)
Homilias: "Nada além dos fatos madame".
Palavras-Chaves: Estratégia genérica, grupo estratégico, analise competitiva, portfólio, curva de experiência.


DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA

Estratégia: Posições genéricas planejadas (econômica e competitivas), também manobras.
Processo Básico: Analítico, sistemático, deliberado (prescritivo).
Mudança: Aos poucos, freqüente.
Agente(s) Central (is): Analistas.
Organização: Fonte de vantagens competitivas, caso contrário incidental.
Liderança: Sensível a análises.
Ambiente: Competitivamente exigente, mas economicamente analisável, complacente quando compreendido.


DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS

Situação (melhor adequação ambiental): Simples, estável e madura (portanto, estruturada e quantificável).
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Grande máquina, de preferência em produção em massa ou (centralizada, formalizada); também divisionalizada e "global".
Estágio (mais provável): Avaliação.

3 comentários:

  1. Nessa escola, a formulação da estratégia deve serde uma minuciosa análise do ambiente externo e interno da empresa. As "ameaças e oportunidades" do ambiente e "as forças e fraquezas" da organização devem ser avaliadas conforme o modelo genérico de estratégia a ser adotado pela empresa.

    ResponderExcluir
  2. Esta escola parece medieval. Sei lá, dá uma impressão de ditadura ou coronelismo, mas a vanguarda e conservadorismo formaram excelentes doutores e acadêmicos notáveis.

    ResponderExcluir
  3. Desenvolver estratégias de diferenciação para a competição aos seus concorrentes, criou processos diferentes para execução das mesmas tarefas, ou procura desempenhar a mesma atividade de maneira diferente.
    Essa escola tem grande importância, acrescentou informações enriquecendo a escola.

    ResponderExcluir