Paginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Escola da Cultura Empresarial

ESCOLA DA CULTURAL EMPRESARIAL
Animal Metafórico: Pavão


DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS

Fontes: Rhenman e Mormann, final dos anos 60 na Suécia; nenhuma fonte óbvia em outra parte.
Disciplina-Base: Antropologia.
Defensores: Pessoas inclinadas para o Social, o Espiritual, o Coletivo; em especial no Japão e na Escandinávia.
Mensagem Pretendida: Aglutinar
Mensagem Recebida: Perpetuar (em vez de mudar).
Homilias: "Uma maça nunca cai longe da árvore".
Palavras-Chaves: Valores, crenças, mitos, cultura, ideologia, simbolismo.


DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA

Estratégia: Perspectiva coletiva, única.
Processo Básico: Ideológico, forçado, coletivo, deliberado (descritivo).
Mudança: Infreqüente (enfrenta resistência ideológica).
Agente(s) Central (is): Coletividade.
Organização: Normativa, coesiva
Liderança: Simbólica.
Ambiente: Incidental.


DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS

Situação (melhor adequação ambiental): Idealmente passiva, poder tornar-se exigente.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Missionária, também máquina estagnada.
Estágio (mais provável): Reforço, inércia.

2 comentários:

  1. É totalmente ao contrario da estrategia de poder ,ela é toda voltada para interreses comuns e integração

    ResponderExcluir
  2. Voltada para os interesses comuns e integração dentro da organização, tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

    ResponderExcluir