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terça-feira, 22 de junho de 2010

Escola da Configuração

ESCOLA DA CONFIGURAÇÃO
Animal Metafórico: Camaleão


DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS

Fontes: Chandler, 1962; grupo de MaGill (Mintzberg, Miller, etc., final dos anos 70; Miles e Snow, 1978).
Disciplina-Base: História.
Defensores: Agregadores e integradores em geral, bem como agentes de mudança; configuração talvez mais popular na Holanda e Alemanha, transformação nos EUA.
Mensagem Pretendida: Integrar, transformar.
Mensagem Recebida: Agregar, revolucionar (em vez de adaptar)
Homilias: "Para tudo há uma ocasião.
Palavras-Chaves: Configuração, arquétipo, período, estágio, ciclo de vida, transformação, revolução, reformulação, revitalização.


DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA

Estratégia: Qualquer um à esquerda.
Processo Básico: Interativo, episódico, seqüenciado, mais todos aqueles à esquerda, em contexto (descritivo para configurações, deliberado e prescritivo para transformações).
Mudança: Ocasional e revolucionária (outras vezes, incremental).
Agente(s) Central (is): Qualquer um à esquerda, em contexto (em transformação, especialmente o principal executivo.
Organização: Qualquer uma a esquerda, mudanças periódicas, desde que categórica.
Liderança: Agente de mudanças periódicas, mais qualquer uma a esquerda, desde que categórico.
Ambiente: Qualquer uma a esquerda, desde que categórico.


DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS

Situação (melhor adequação ambiental): Qualquer uma a esquerda, desde que categórica.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Qualquer uma a esquerda, desde que categórica, de preferência adhocracia e missionária para transformação.
Estágio (mais provável): Foco especial em transformação (p. ex. reformulação, revitalização) caso contrário qualquer um à esquerda desde que isolável, de preferência ordenado em seqüência identificável.

2 comentários:

  1. Utilização de vários conceitos e estruturas integrando-os em função do ciclo de vida da organização, se baseado em etapas.
    As pessoas são caracterizada por suas afinidades, comportamentos e características, propiciando um ambiente mais harmonioso e produtivo, isso gera a percepção de configuração. A compreensão da configuração organizacional, gera a estratégia corporativa.

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  2. Seu ponto fraco é o argumento fraco de que as empresas são estáticas ou só mudam por meio de grandes avanços.
    Seu ponto forte é que com a combinação das outras escolas tornando assim um processo de transformação
    Uma avaliação crítica das dez escolas estratégicas leva à conclusão de que qualquer processo de formulação estratégica no mundo real poderá incluir uma ou mais das escolas de pensamento estratégico

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