ESCOLA AMBIENTAL
Animal Metafórico: Avestruz
Animal Metafórico: Avestruz
DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS
Fontes: Hannam e Freeman, 1977; teóricos de contingência (p. ex. Pugh et al., final dos anos 60).
Disciplina-Base: Biologia, Sociologia Política.
Defensores: Economistas populacionais, alguns teóricos de organização, separadores positivistas em geral; nos países anglo-saxônicos.
Mensagem Pretendida: Lutar
Mensagem Recebida: Capitular (em vez de controlar).
Homilias: "Tudo depende".
Palavras-Chaves: Adaptação, evolução, contingência, seleção, complexidade, nicho.
DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA
Estratégia: Posições especificas (chamada Nichos, em "ecologia popular"), genéricas.
Processo Básico: Passivo, imposto e por isso, emergente (descritivo).
Mudança: Rara e quântica (em ecologia popular), aos poucos (na teoria da contingência).
Agente(s) Central (is): "Ambiental".
Organização: Complacente, simples.
Liderança: Impotente.
Ambiente: Exigente.
DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS
Situação (melhor adequação ambiental): Conveniente, competitiva, delineada.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Máquina (obediente).
Estágio (mais provável): Maturidade, morte.
É estrategia visa somente o ambiente externo e forma sua estrategia a partir do que o ambiente impõe com suas variaveis ,como seu grau de instabilidade e estabilidade.
ResponderExcluirPropõe os processos de criação de estratégias, baseados na reação da empresa com o contexto em que esta inserida.
ResponderExcluirA liderança torna-se um elemento passivo com a finalidade de perceber o ambiente e garantir a adaptação adequada à organização.