Paginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

Escola do Planejamento

ESCOLA DO PLANEJAMENTO
Animal Metafórico: Esquilo


DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS

Fontes: Ansoff, 1965
Disciplina-Base: (algumas ligações como engenharia, planejamento urbano, teoria de sistemas, cibernética).
Defensores: Executivos "profissionais", MBAs, experts de acessória (muitos de finanças).
Mensagem Pretendida: Formalizar
Mensagem Recebida: Programar (em vez de formular)
Homilias: "Um ponto em tempo poupa nove".
Palavras-Chaves: Programação, orçamentos, cenários.


DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA

Estratégia: Planos decompostos em subestratégias e programas.
Processo Básico: Formal, decomposto, deliberativo (prescritivo).
Mudança: Periódica, incremental.
Agente(s) Central (is): Planejadores.
Organização: Estruturada, decomposta, complacente (para programação).
Liderança: Sensível a procedimentos.
Ambiente: Complacente (lista de verificação de fatores a serem previstos ou controlados).


DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS

Situação (melhor adequação ambiental): Simples e estável (portanto previsível), idealmente controlável.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Grandes máquinas (centralizada, formalizada; também divisionalizada).
Estágio (mais provável): Programação estratégica.

2 comentários:

  1. Essa Escola reflete a maior parte das idéias da escola de design, acrescentando que o processo estratégico não é apenas cerebral, mas também formal. Nessa escola está incluída a técnica de planejamento estratégico.

    ResponderExcluir
  2. A escola de planejamento caracteriza-se por uma organização estruturada e subdividida, dando ênfase a seus planejadores, busca resultar em um processo controlado e consciente de planejamento formal, composto em etapas distintas, cada uma delineada, apoiada por técnicas.

    ResponderExcluir