ESCOLA DO PODER
animal Metafórico: Leão
animal Metafórico: Leão
DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS
Fontes: Allison, 1971 (micro): Pfeffer e Salancik, 1978; Astley, 1984 (macro).
Disciplina-Base: Ciência Política.
Defensores: Pessoas que gostam de poder, política e conspiração; especialmente na França.
Mensagem Pretendida: Agarrar
Mensagem Recebida: Ocultar em vez de dividir
Homilias: "Procure o numero um".
Palavras-Chaves: Barganha, conflito, coalizão, interessados, jogo político, estratégia coletiva, rede, aliança.
DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA
Estratégia: Padrões e posições políticos e cooperativos assim como maquinações, abertas e ocultas.
Processo Básico: Conflitivo, agressivo, confuso, emergente (micro), deliberado (macro) (descritivo).
Mudança: Freqüente, pouco a pouco.
Agente(s) Central (is): Qualquer u com poder (micro), organização inteira (macro).
Organização: Conflitiva, desarticulada, incontrolável (micro); agressiva, controladora ou cooperativa (macro).
Liderança: Fraca (micro), complacente ou negociável (macro).
Ambiente: Contencioso (micro), complacente ou negociável (macro).
DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS
Situação (melhor adequação ambiental): Decisiva, malevolente (em micro), controlável ou cooperativa (macro).
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Qualquer uma, mas em especial adhocracia e profissional (micro), máquina fechada adhocracia em rede (macro).
Estágio (mais provável): Desafio político (micro) obstrução, cooperação (macro).
Seu Ponto fraco é descosiderar aspectos de lideração e cultura da empresa
ResponderExcluirEm busca de interesses para seu sucesso, maior foco está no macro e micro ambiente, poder politico. com isso faz com que a empresa busque seus objetivos por meios de negociação.
ResponderExcluirAs questões políticas e o processo de negociação dentro e fora da organização.